
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Saudade...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Há um tempo para todo o propósito
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;
tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
A escola é um espaço grande, sempre.

Bom humor, piadas, caras e bocas, professor Fernando de eletrônica no curso técnico em informática, se tivesse que definí-lo em uma só palavra seria "felicidade", ensinava brincando, com ele aprendi com alegria a ser mais autônoma com meu próprio aprendizado, aprendi a aprender.
Seria difícil escolher um único mestre, como seria difícil escolher um único "melhor amigo", pois temos melhores amigos durante toda a vida, desde "o amigo imaginário" na infância até o de carteado na melhor idade. O mesmo acontece com os mestres, hoje com a maturidade aprendi a encontrar mestres o tempo todo e em todos os lugares. Escritores, políticos, religiosos, familiares, mendingos... Todos de certa forma são mestres em algum assunto.
E assim, as pessoas continuam circulando, passam e às vezes repassam por minha vida. Posso até não me lembrar de todos, mas de alguma coisa ei de sempre lembrar.
Ser Professor: Um Dom ou Uma Escolha

A vida é feita de escolhas, fazemos escolhas o tempo todo, muitas vezes, até sem perceber. Fazer uma escolha pode ser simples como decidir se vai para a direita ou para a esquerda, se vai usar hoje o jeans preto ou azul, porém, existe escolhas bem mais complexas como desistir ou insistir em recuperar seu grande amor; se vai ser analista ou professor...
Lembro-me que ao terminar o ginásio - ensino fundamental - fiz minha primeira escolha profissional, grande parte de minhas amigas escolheram fazer magistério, mas eu não, preferi fazer o colegial - ensino médio-, aos quatorze anos ser professora era sem dúvida minha última opção. Não porque não gostasse de meus professores, pelo contrário, sempre contei com excelentes mestres.
As escolhas também podem ser reversíveis. De certa forma não escolhi ser professora, posso dizer que aconteceu, não por acaso, mas pelo destino. E agora ao preparar minhas aulas sempre me remeto ao passado e lembro-me de como os mestres que passaram por minha vida ensinavam, tento aproveitar o máximo da vivência que tive com cada um deles. Recordo-me também do que é importante evitar, me despir de modelos mentais pré-estabelecidos é fundamental ao preparar um conteúdo.
sábado, 3 de janeiro de 2009
Livros para 2009
A Montanha e o Rio - Da Chen
Trata-se de um romance emocionante que relata de uma maneira simples e ao mesmo tempo empolgante a história da China.
O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini
Um romance que me fez rir, me fez chorar e me emocionar muito. Uma história inesquecível que todos devem conhecer.
Avaliar Para Promover - As setas do caminho - Jussara Hoffmann
Uma ótima leitura para quem deseja entender e refletir sobre o que é de fato a avaliação formativa, penso que todo educador deveria ler, reler e tentar aplicar na sala de aula.
A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir Rubem Alves
Já conhecia a Escola da Ponte pelo site e vários artigos publicados sobre ela, mas conhecê-la através do a olhar de Rubem Alves fez sem dúvida uma grande diferença.
As Margens do Sena - Reali Jr.
Um livro inteligente de um jornalista brilhante e com entrevistas especiais.
A Cabana - Willian P. Young
Em cada dez pessoas que conheço, nove já teve ou está com depressão, a outra que restou com certeza vai acabar tendo... As pessoas tem buscado Deus em muitos lugares e religiões diferentes, porém esquecem que Deus está dentro de cada uma delas... Will tenta mostrar isso.
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Meu professor de didática do curso de pedagogia disse em uma das aulas que: - Você pode ler um livro dez vezes e cada vez que ler vai sentir uma emoção diferente e interpretar de uma nova forma. Li o pequeno príncipe quando tinha dez anos e o reli a dois meses, é impressionante as diferenças. Releiam e se emocionem.
Qual é a tua obra - Mário Sérgio Cortella
Comprei esse livro após assistir a palestra do Sérgio no Educar em São Paulo, apesar de falar sobre filosofia, ele utiliza uma linguagem simples e excelentes provocações sobre ética.
Esses são alguns... boa leitura a todos... Abraços...
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
As luzes de 2008 já se apagaram...
nem sou o outro
sou qualquer coisa de intermédio
Um pilar
da ponde de tédio
Que vai de mim
para outro.
Os 365 dias de 2008 já se esgotaram, as luzes apagaram e ontem a 24h as cortinas fecharam... Parando agora para fazer uma retrospectiva já estou com saudades, muitas coisas boas aconteceram, tornando-se difícil contabilizar tudo.
No trabalho grandes desafios... que aos poucos, com a ajuda de Deus e dos colegas foram superados. O Curso Técnico e o Aluno Monitor foram experiências enriquecedoras, mais aprendi do que ensinei e essa é a magia da educação.
Sempre quando penso em educação me vem a mente uma frase de Paulo Freire "Ninguém ensina ninguém, porém ninguém aprende sozinho. Os homens aprendem em comunhão." Em 2008 tive a alegria de poder vivenciar isso o tempo todo, onde convivi com muitas pessoas, cada uma com sua belezura e estranheza. No trabalho, no curso de pedagogia, no curso Melhoria da Educação no Município e em muitos outros.
Todo esse movimento de 2008 contribuiu para que a cada dia eu pudesse refletir sobre as minhas ações e tentar me tornar uma pessoa melhor. Hoje sou a somatória de cada pessoa que passou em minha vida. Obrigada a todos que dividiram qualquer coisa comigo em 2008, um sorriso, uma lágrima, uma lamentação, um problema, uma alegria, não importa, o importante é que todos estiveram lá...
Lembrem-se coragem tem origem na palavra coração + agir, ou seja, significa agir com o coração, então muita CORAGEM para todos em 2009.
Beijos...